
Glândula é o nome dado ao órgão que produz hormônio. Como existem diversos hormônios o corpo humano possui várias glândulas. As glândulas produzem os hormônios que são jogados na corrente sanguínea com a função de estimular a atividade de determinada célula, determinado órgão ou sistema. À junção dessas glândulas damos o nome de Sistema Endócrino. O sistema nervoso oferece ao sistema endócrino informações precisas sobre o meio externo, em contrapartida o sistema endócrino informa o nervoso sobre as condições internas.
* Como o corpo regula a produção de hormônios? *
O mecanismo utilizado é chamado de retroalimentação ou feedback. Essa retroalimentação acontece de acordo com o nível hormonal do sangue que pode inibir ou estimular atividade de determinada glândula.
Exemplo:
A tireóide produz tiroxina. 
Quando o nível de toroxina está baixo a adenohipófise secreta tirotrofina.
A tirotrofina é um hormônio que estimulaa tireóide.
Estimulada, a tireóide volta a liberar a tiroxina que inibe a adenohipófise.

Quando o nível de toroxina está baixo a adenohipófise secreta tirotrofina.
A tirotrofina é um hormônio que estimulaa tireóide.
Estimulada, a tireóide volta a liberar a tiroxina que inibe a adenohipófise.
Para expor o funcionamento desse sistema começarei pelo hipotálamo, que é a parte do sistema nervoso que direciona as ações da glândula mãe, a hipófise.
O hipotálamo é uma estrutura do Sistema Nervoso Central

Com aproximadamente 1 cm de diâmetro, forma ovóide está localizada na parte central da base do crânio a "glândula mestre". A hipófise é a responsável direta pela produção de expressiva parte dos nossos hormônios e atua indiretamente na produção de outros.

~> Hormônios produzidos pela hipófise:
O ADH, como o próprio nome já diz, trata da reabsorção de água no organismo ele aumenta a permeabilidade (capacidade de absorção) pás paredes dos túbulos renais, fazendo com que o volume da urina diminua. Lesões no hipotálamo ou na neurohipófise podem ocasionar uma diabetes insípida que é resultado da falta de ADH, caracterizada por muita sede e vontade de ir ao banheiro repetidas vezes.
Quando ingerimos alguma substância alcoólica é comum termos mais vontade de ir ao banheiro. Isso acontece porque o álcool inibe a produção do ADH. A cerveja, em especial, ainda conta com o auxílio da cevada, que é outro agente inibidor do Hormônio antidiurético.


Estimula a contração das células miopiteliais e dos músculos da parede do útero, ou seja, tem como efeito a ejeção do leite materno pelas glândulas mamárias e a contração necessária para o parto.

Olá meninas!!!
ResponderExcluirParabéns pela brilhante apresentação. Demonstraram seriedade, compromisso e dedicação.
Adorei o blog...
Um abraço bom.
Profª Lucicleide